Isso depende que quais exames foram solicitados, pois o tempo de jejum interfere na análise da amostra. Segue esquema simplificado:
TRIGLICERÍDEOS ou HDL ou LDL ou VLDL: 12 horas de jejum;
PROLACTINA: 8 horas de jejum e 30 minutos de repouso após chegar ao laboratório;
CURVA GLICÊMICA: 8 horas de jejum e procedimento de acordo com a solicitação médica. Agendar na recepção previamente;
DEMAIS EXAMES: 8 horas de jejum.
A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de oito horas de jejum, para o indivíduo adulto. Crianças de até três anos não precisam de jejum. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados. Em caso de dúvidas, consulte o responsável técnico.
Vários medicamentos podem interferir em exames de laboratório, e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado na hora da coleta. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só pode ser feita por orientação do seu médico. O laboratório informa, no cadastro dos exames, quando algum exame obriga a suspensão de medicamentos e, quando não for possível suspender a medicação, isto será considerado na interpretação clínica do resultado.
Sim, especialmente o de triglicerídeos. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também pode alterar o colesterol.
O primeiro jato de urina carrega células e secreções que podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com material da uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas o material que está na bexiga.
Isso se chama hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; insuficiente compressão no local da punção; paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina; fragilidade da parede das veias (fragilidade capilar); ou movimentos do braço coletado, como carregar sacolas e dirigir.
Sim. No de urina e em alguns hormônios, que levam em consideração o momento do ciclo mestrual da mulher, como LH, FSH, estradiol e progesterona. Por isso é importante saber a data da última mestruação, quando for perguntado. De qualquer maneira, a mestruação não impede a realização dos exames, apenas é levada em consideração na hora da análise.

Fale conosco:
(53) 3263-6435
Siga nossas redes sociais:
Encontre a unidade mais próxima de você:
Santa Vitória do Palmar
(53) 3263-6435
Rua Conde de Porto Alegre, nº 547
(53) 98477-1831

Horário de Funcionamento:
Se segunda à sexta-feira: das 7:15 às 11:30 e das 13:30 às 18:00








